Brotas - ecoturismo de aventura

Hoje vou falar de um lugar que me surpreendeu muito! Quando minha amiga me chamou para ir para Brotas, juro que não estava esperando que iria ser tão lindo!

Aproveitamos o feriado e passamos 3 dias lá. Nosso intuito não era fazer turismo de aventura, porém este é o principal foco de Brotas – rafting, rapel, tirolesa, etc.

Nossa vibe era mais curtir as cachoeiras (que tem sobrando!!) e fazer trilhas.

1º dia

Chegamos perto da hora do almoço, e fomos direto ao hostel para deixar nossa bagagem. O hostel foi uma boa escolha, pessoal muito prestativo, quartos e banheiros limpíssimos, cozinha bem equipada e café da manhã farto pelo preço justo de R$60,00. Adoramos.

Reservamos pelo booking e você pode vê-lo aqui.

Em seguida, fomos almoçar no restaurante que consideramos o melhor da cidade em quesito self-service, Camillo, fica bem no centro, em frente a praça da igreja. O preço é um tanto alto, mas é menor do que os restaurantes das fazendas, que falarei em seguida. Preço por kg R$50,00 e por pessoa R$35,00.

Após o almoço, seguimos para nossa primeira cachoeira, a Cachoeira dos Saltos, a única pública em Brotas, mas nem por isso deixa de ser bem preservada. Tem quedas lindas, porém só uma é possível para banho, as outras eu achei meio perigoso, mas tinha gente se aventurando lá mesmo assim hahaha

Cachoeira dos Saltos
Cachoeira dos Saltos - Brotas

Ficamos lá por cerca de meia hora e logo após fomos para o Sítio 3 Quedas.

A entrada no sítio para day use (ou seja, você pode aproveitar tudo o que tem no sítio, como as cachoeiras e a piscina) custa R$50,00.

Lá, como o nome já revela, possui 3 quedas, uma é bem minúscula, parece mais uma nascente, mas as outras duas são bem imponentes, a trilha da 2ª cachoeira dura cerca de 15minutos e tem dificuldade fácil a média, dependendo do condicionamento físico.

Cachoeira 3 Quedas - Brotas

Ela é lindíssima!!! E é possível fazer rapel nela, porém o valor é cobrado a parte.

A trilha da 3ª cachoeira é facílima, dura cerca de 5 minutos e é tão linda quanto a primeira, porém é mais própria para banho que a outra.

No 2º dia, fomos para o Recanto das Cachoeiras

Pensa em um lugar encantador!! Muito bem equipado e com umas cachoeiras maravilhosas!! O mais legal ainda foi que este lugar possui uma trilha de 7km na mata e pelo caminho temos recompensas de 3 cachoeiras. Na 2ª parada, temos uma parada na pedra Cristal, em que é possível pular dela ou também ficar lá se banhando pelo tempo que o grupo quiser. É uma sensação muito boa poder estar em tamanho contato com a natureza!

Ah, o valor da trilha é a parte.

O day-use é R$60,00 e a trilha R$24,00

Recanto das Cachoeiras - Brotas

Essa é a última cachoeira da trilha e o mais interessante dela é que ela tem gosto e cheiro de ferro devido às suas rochas! Muito interessante!!

Depois da trilha (deu pra cansar bastante), almoçamos na fazenda mesmo.. um almoço bem farto self-service com direito à sobremesa por R$50,00

Gente, infelizmente os preços estão meio tabelados.. day use nas fazendas está na média de 50-60 reais.. almoços na faixa de 40-50.. é complicado.. Para ir pra Brotas, realmente é necessário um certo tipo de investimento haha

Dá pra ser mais roots e economizar levando a própria comida, vai de cada um.

No resto do dia aproveitamos para curtir o Recanto pois é um lugar maravilhoso, com uma vista lindíssima.

No 3º dia fomos no Sítio do Cassorova e na Cachoeira do Astor.

O Sítio do Cassorova, para mim, foi a maior surpresa.. um lugar deslumbrante! O day use é R$60,00 e você pode visitar a cachoeira do Cassorova e a dos Quatis.

A cachoeira do Cassorova, tá na lista das 8 cachoeiras mais lindas do Brasil, e realmente, das que eu vi até hoje foi a que mais me emocionou.. Ela tem é muito poderosa e está tão bem preservada.. realmente impressionante.. É possível, com capacete oferecido pelo Sítio, entrar atrás dela!!

Essa trilha é bem tranquila, cerca de 10min.

Cachoeira do Cassorova - Brotas

A trilha para a Cachoeira do Quatis dura cerca de 25min, e a volta pega bastante por causa das subidas.. mas dá pra fazer! A cachoeira também é muito linda! Mas recomendo fazer ela antes da Cassorova porque depois de ver esta dificilmente você vai querer outra hahah

Quatis - Brotas

Em seguida, almoçamos na fazenda, self-service muito muito bom por R$45,00.

No mesmo dia, fomos para a Cachoeira do Astor, que fica uns 300m de distância do Sítio Cassorova. Lá, diferentemente das outras, tem uma estrutura bem simples, mas é uma das cachoeiras mais lindas de Brotas.

Entrada R$35,00

Cachoeira Astor - Brotas

De noite, fomos conhecer a famosa BrotasBeer, um bar de cerveja artesanal de Brotas que permanece lotado o tempo todo. Quem experimenta gosta muito! O chopp custa R$8,00 e a cerveja para levar pra casa custa R$18,00

Brotas Beer- Brotas

No 4º dia, antes de irmos embora, passamos na Casa da Cachaça e recomendo fortemente a visita.

Lá tem de tudo, todos os doces caseiros imagináveis e inimagináveis, café moído na hora (e que deliciaaaa), variadas pimentas e cachaças, entre outras coisas.

Curiosidades:

Também é possível visitar o CEU – Centro de Estudos do Universo, porém custa em torno de R$60,00 e já estávamos gastando muito, infelizmente fica para a próxima!

O Daniel (cantor) é tratado como rei.. tem fotos dele espalhadas pela cidade inteira, tem até o dinheiro do Daniel hahahha.. Me disseram que ele levantou a cidade e merece todos as homenagens! Uhu assim seja, valeu Daniel! Brotas é demais!

Observações

Brotas fica cerca de 4hs saindo de São Paulo e tem ônibus diariamente saindo de lá. Porém é um passeio bem mais aproveitável se for de carro)

Fica cerca de 2hs de Campinas.

Nem todos os sítios aceitam cartão de crédito, é importante, portanto, levar uma certa quantidade em dinheiro vivo. Apesar disso, os principais bancos se encontram na cidade.

O Sítio Areia que Canta, o mais conhecido em Brotas, tá com um preço muito salgado e fica aqui nossa reclamação: R$90,00 para day-use  e $150,00 com almoço chega a ser abusivo e portanto não visitamos o local.

Curtiu? Então visite nosso insta @blognopasanada
e nosso facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *