Istambul dia 3 e 4 com Palácio Topkapi

Olá, hoje vamos ver o que dá para ser feito em mais 2 dias em Istambul! Conheça o Palácio Topkapi, a Cisterna da Basílica e a loja de doces mais famosa de Istambul.

Você pode ver o que fazer no dia 1 aqui e no dia 2 aqui!

 

 

IMG_5910

Bom, nossa intenção no terceiro dia era ir no Palácio Dolmabahçe, mas estava fechado [atenção: abre somente às terças, quartas, sextas e domingos - das 9h as 15h]

e então não sabíamos direito onde ir - e devido à uma otimização de tempo - pois íamos pegar voo para a Capadócia à tarde, decidimos ver o que tinha por perto, e encontramos o Museu Naval de Istambul, onde possui várias embarcações, principalmente do período turco-otomano.

Minha amiga linda me deu uma aula sobre as embarcações e me disse que o Sultão sempre tinha que ficar acima de todas as outras pessoas, portanto, o seu assento era sempre mais alto e muito mais luxuoso.

 

 

IMG_5920

Vale a visita? Bem, se você tiver tempo sobrando e alguém que saiba a história da Turquia para te explicar um pouquinho vale SUPER a pena.

Quanto custa? Funciona em dias da semana e custa 6,5TL (cerca de 15 reais).

Quanto tempo: 1 hora

Como chegar: Desça da Balsa no terminal Beşiktaş e ande uma quadra à esquerda.

Endereço: Sinanpaşa,34353 Beşiktaş

Saímos e estava famiiiinta, e então passamos em um café e pedi uma comida típica de lá (não lembro o nome, nem se lembrasse iria conseguir digitar aqui, risos) mas é batata recheada com tudo o que tem direito. Aí tem molho de azeitona, milho, molho de tomate, ervilha e cogumelos.. Sendo vegan e gluten-free pelo mundo!

IMG_5928

 

Quando voltamos da Capadócia (virá em outros posts ) fomos passear mais um pouquinho por Istambul, no meu quarto dia lá, fomos na Yerebatan Sarnici (Cisterna da Basílica), datada de 532 antes de cristo, foi construída por Justiniano e usada como cisterna no período bizantino. Está pertinho da Santa Sofia, e recomendo fazer os dois no mesmo dia.

Possui 140 m de comprimento, e ela já não está mais toda cheia de água. Há passarelas para que os turistas caminhem e vejam toda a extensão da cisterna com suas colunas.

Existem lendas de que duas misteriosas medusas colocadas de cabeça para baixo nas colunas servia para espantar os monstros que pudessem surgir.

As cisternas foram utilizadas para abastecer os palácios bizantinos e durante o Império Otomano.

Lindos e coloridos prédios no caminho para a Cisterna


IMG_6150

É um ambiente bem calmo, muitíssimo interessante e fresquinho. A única coisa que você ouve são as gotas caindo na água. Gostei muito de visitar e recomendo!!

Quando visitar: está aberto todos os dias da semana, das 09 as 17:30 no inverno e até as 16:30 no verão.

Como chegar: Parada Sultanahmet do bonde.

misteriosa cabeça da medusa

Hmm, e agora o meu segundo lugar favorito em Istambul:

O Palácio Topkapi


IMG_6166

Este palácio foi construído por Mehmet II, entre 1459 e 1465,  como sua residência principal.

O palácio serviu como sede de governo e tinha ma escola na qual eram treinados funcionários civis e soldados.

Serviu de residência aos sultões até a construção do Palácio Dolmabahçe (meu lugar favorito, absurdo de lindo, que virá post em breve!).

.

IMG_6186

 

O palácio hoje em dia é em si próprio um museu, mas também contem um grande acervo de tesouros da época do Império Otomano.

Cozinhas com peças de cerâmica e porcelana, muitas vindo do oriente (China e Japão). São de uma riqueza de detalhes impressionante.

Exposição de armas e armaduras da época imperial, muitas delas muito ornamentadas. Trajes, próprios tesouros com muita MUITA pedra preciosa entre outras coisas.

O mais legal do palácio é andar por suas várias construções, cada uma tem um detalhe diferente, principalmente em azulejos e nas decorações dos ambientes.

 

IMG_6188

Para chegar lá: metrô estação Sultanahmet

Funciona: das 9h as 16:30

Custa: 20 TL

Para entrar no Harém, tem que desembolsar mais algumas TL, mas recomendo que não vá, caso você for ao Palácio Dolmabahçe, que já tem um harém incluso no preço

IMG_6201

 

IMG_6204

 

Palácio Topkapi
Vista do Palácio Topkapi

 

Uma das salas do Palácio Topkapi
Uma das salas do Palácio Topkapi

IMG_6212

 

Para fechar este post com chave de ouro, vamos ao que realmente importa? COMIDA! HAHA

 

Segundo minha amiga linda, este é o lugar mais típico de Istambul para comer doces típicos, e não é um lugar que apenas os turistas vão, mas sim todas as pessoas que querem comer um bom doce típico. Ok?

Preços: dá pra comer um doce e um café/chá por cerca de 7 ou 8 TL.. não é muito, vai?! Aproveite  a oportunidade.

Eu indicaria os doces com pistache, que são fabulosos e muito típicos!

O lugar tem esse nome fácil aqui: Edebiyat Kiraathanesi Sultanahmet

e fica bem pertinho do Palácio Topkapi e dos outros pontos turísticos principais.

IMG_6221

IMG_6225

Endereço: Sultanahmet Mh., Divanyolu Cad. No:14, Fatih/İstanbul, Turquia

Horário de funcionamento: das 9 as 24hs.

IMG_6231

 

IMG_6234

 

 

Placa que vimos no caminho! Para onde você quer ir agora? 😉

IMG_6236

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *